Home Page  
Modalidades 

Historia das modalidades
Sedes Olímpicas
Participantes 2004
Atletas em Destaques
Atenas
Quadro de medalhas


O Brasil
Todas as Olímpiadas
Galeria de fotos
Curiosidades
Tocha Olímpica
Mascotes


 

 

ATENAS

Depois de 108 anos de espera, Atenas volta a sediar uma Olimpíada. Cenário dos primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896, a capital grega resgata ao país sua ligação histórica com o espírito olímpico. Afinal, os Bálcãs foram o berço dos Jogos da Antigüidade que inspiraram o barão Pierre de Coubertin.

Atenas desejava realizar a Olimpíada do centenário dos Jogos da Era Moderna, em 1996. Sem apresentar as condições exigidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), a capital da Grécia foi preterida por Atlanta, nos Estados Unidos.

Disposta a resgatar o evento, Atenas se preparou melhor e acabou finalmente escolhida como sede das Olimpíadas de 2004. Para abrigar a 28ª edição dos Jogos, Atenas venceu a disputa com mais 10 cidades: Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Estocolmo (Suécia), Istambul (Turquia), Lille (França), Rio de Janeiro (Brasil), Roma (Itália), San Juan (Porto Rico), Sevilha (Espanha) e São Petersburgo (Rússia). Na escolha final, em setembro de 1997, Atenas superou Roma por 66 votos a 41.

Para voltar a ser sede do mais importante evento poliesportivo do mundo, o governo grego investiu 4,6 bilhões de euros na construção de novos estádios e ginásios, além da criação de toda a infra-estrutura necessária para acomodar atletas, imprensa e visitantes. A cidade ganhou uma Vila Olímpica, hotéis, novos sistemas de transporte e segurança, além de um novo aeroporto internacional. Os Jogos serão os mais inclusivos de todos os tempos: os mais de 10 mil atletas inscritos representam 201 países, incluindo o Afeganistão, suspenso pelo COI na última edição dos Jogos, e o Iraque, que até o início de 2004 corria o risco de ficar fora do evento.

As disputas acontecem em 38 sedes, entre estádios, ginásios, pistas, piscinas e traçados. O principal palco é o estádio Olímpico de Atenas, onde acontecem as provas de atletismo, a final do torneio masculino de futebol e as cerimônias de abertura e encerramento.

País com uma paisagem deslumbrante, a Grécia tem como principal característica sua rica história cultural. A Antigüidade Clássica, o período helenístico, as figuras e o legado de Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles, e a origem das Olimpíadas simbolizam os principais marcos da história milenar do país. Em Atenas, os diversos museus e os sítios arqueológicos resgatam uma parte desse passado marcante.

Um dos países mais pobres da Europa, a Grécia ocupa atualmente a 15ª colocação entre as nações que mais recebem turistas no mundo. Em 2002, visitaram o país 14.179.999 pessoas, segundo o Serviço de Estatísticas Nacional da Grécia. Em termos de acomodações, a Grécia conta com cerca de 8.550 hotéis, 330.970 quartos e 628.170 camas (dados de 2003), além de outras 450.000 camas provenientes de 28.000 estabelecimentos secundários. Para receber tanta gente, existem cerca de oito mil agências de turismo no país. O movimento do setor representa 8% da economia grega.

Um dos lugares que mais costumam atrair turistas são as ilhas gregas, como as de Mykonos e Santorini. Com sua beleza natural e de fácil acesso por Atenas, as ilhas são pontos muito badalados por jovens turistas europeus e americanos. O clima mediterrâneo também é outro fator positivo na Grécia. O verão, época da Olimpíada, é quente e seco.


Além de Atenas, outras cidades gregas também oferecem bons atrativos aos visitantes: Salonica, eleita a capital cultural da Europa em 1997, se destaca pelo festival anual de cinema e pelas famosas casas noturnas. A cidade portuária de Patras é conhecida como a capital do carnaval grego.

Para os Jogos de 2004, a Grécia investiu pesado na infra-estrutura. A principal obra foi o novo aeroporto internacional, o Eleftherios Venizelos, considerado o mais moderno da Europa. Funcionando desde 2001, o aeroporto é ligado à cidade por linhas novas de trem e metrô. As estradas foram ampliadas, ganhando 120 quilômetros de pistas.

Outra preocupação do governo local e dos organizadores do evento foi com o meio ambiente. Cerca de 290 mil árvores foram plantadas em Atenas, com concentração nas redondezas de todas as sedes olímpicas. Além disso, foram elaborados programas de reciclagem e de uso de transporte ecológico. As obras também foram estruturadas para respeitarem os sítios arqueológicos presentes no país, preservando a história de Atenas e da região.

 

  O país
Nome: Grécia (Ellás-Hellás, grego; Greece, inglês)
Sistema/forma de governo: República Parlamentarista (desde 1974)
Nacionalidade: Grega
Capital: Atenas (3.192.606 habitantes)
Idioma: Grego
Fronteiras: Albânia, Sérvia e Montenegro e Bulgária (N), Mar Mediterrâneo (S), Mar Egeu e Turquia (L), Mar Jônico (O).
DDI: 30 (no Brasil, disca-se 00 + operadora + 30)
Embaixada brasileira: Fone: 00xx30 210 721 3039; e-mail: embratenas@internet.gr
Visto: Brasileiros não precisam de visto para permanência de até 3 meses.

  Os gregos
Densidade: 82,9 habitantes por km²
População: 10.939.771 (49,49% homens, 50,51% mulheres)
População por áreas: Urbana: 58,8%; Semi-rural: 12,8%; Rural: 28,4%
Expectativa de vida: 74,6 anos (homens), 79,4 anos (mulheres)
Grupos étnicos: Gregos 98%, outros 2%
Religiões: 97,6% ortodoxos; 1,3% são muçulmanos; 0,6% outras religiões; 0,4% católicos romanos; 0,1% protestantes

  A economia
Moeda: Euro (até dezembro de 2001 era dracma. Na época, 1 euro era igual a 340,75 dracmas)
Agricultura: A agricultura emprega ¼ da população ativa do país. Nas terras baixas, onde o clima e o relevo são mais favoráveis, cultiva-se frutas cítricas, vinhas, oliveiras e trigo. No interior, onde o inverno é mais rigoroso, destaca-se a pecuária ovina. A indústria ainda não é muito forte no país, que tem no turismo, de fato, sua principal atividade econômica.

  A geografia
Área: 131.957 km²
Clima: Temperado (inverno ameno e úmido, verão seco e quente).
Relevo: Território continental montanhoso com grandes altitudes, uma parte peninsular (Peloponeso) e centenas de ilhas.
Ponto mais alto: Monte Olimpo, com 2.917 m.
Hora: A Grécia está 2h à frente do horário de Greenwich (GMT). Durante os Jogos, o fuso horário em relação ao horário de Brasília será de + 6h.

 


 

© Copyhight 2004 - Projeto desenvolvido com fins Educacionais
Site criado pela turma Tec011 de Informática Senac-SP
Prof. Paulo Genovez
Cleverson Ferrez Correia
Fabio Carlos dos Passos
Gustavo Salera
Marcio Vinicius
Sergio Goya


1