Natação do Brasil obtém mais três vagas em Atenas
A delegação recorde da natação brasileira na história das Olimpíadas ganhou mais três reforços nesta terça-feira. Paulo Machado, Tatiana Lemos e Renata Burgos garantiram suas vagas em Atenas depois que a Federação Internacional de Natação (Fina) confirmou os revezamentos 4x100 medley masculino e 4x100 livre feminino do Brasil nos Jogos deste ano.
A confirmação da Fina deixa o Brasil com 23 atletas, sendo 15 homens e oito mulheres para a Olimpíada do próximo mês, que começa no dia 13.
Depois do Mundial de Natação de Barcelona no ano passado, apenas quatro vagas para cada revezamento estavam em aberto para os Jogos, já que os 12 primeiros colocados naquela competição se garantiram na Grécia.
As últimas vagas foram preenchidas pelos quatro melhores tempos em cada prova registrados nos últimos 15 meses, e os dois revezamentos brasileiros conseguiram seus lugares com os tempos registrados nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.
"O primeiro grande fato é que todos os nadadores brasileiros conquistaram suas vagas dentro da água. Todos estão indo aos Jogos Olímpicos com lugares conquistados legitimamente", afirmou o supervisor técnico da CBDA, Ricardo de Moura.
"Isso prova que temos uma geração que tem tudo para evoluir muito e em breve alcançar resultados ainda melhores, mas sem esquecer que a natação mundial teve um desenvolvimento enorme e que estamos lutando para alcançar os grandes centros."
O revezamento 4x100 m livre feminino sofreu com a saída por doping de Julyana Kury, que testou positivo em exame feito no Troféu Brasil, em maio. Com a presença da atleta, o Brasil tinha o tempo de 3min45s38.
Sem a nadadora, a equipe classificou-se com o tempo de 3min47s05 e ficou com a última das quatro vagas, logo atrás de França, Canadá e Espanha. Tatiana Lemos e Renata Burgos juntam-se a Rebeca Gusmão e Flávia Delaroli na equipe.
Já na prova masculina, o Brasil ficou com a terceira vaga com o tempo de 3min41s02. Paulo Machado vai nadar costas no revezamento, que também conta com Eduardo Fisher (peito), Gabriel Mangabeira (borboleta) e Jáder Souza (livre).
Os outros três países confirmados pela Fina na prova são África do Sul, Nova Zelândia e Itália.