O chefe Olímpico do Iraque disse ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato quando um grupo armado lançou granadas e rajadas de armas automáticas contra seu carro logo após ele escapar da explosão de uma bomba ao lado da estrada.
Ahmed al-Samarrai disse que saiu sem ferimentos depois do ataque desta segunda-feira ao comboio de dois carros em que seguia, completando que não fazia idéia do motivo que teria levado alguém a tê-lo como alvo.
No ataque, um de seus guardas saiu ferido e um carro foi danificado antes do comboio sair em velocidade em busca de um lugar seguro.
"Ontem, depois que deixei o comitê Olímpico, uma bomba explodiu ao lado da estrada quando estávamos passando. Quando descobriram que nada havia acontecido a mim, eles atiraram nos dois carros e lançaram algumas granadas", disse Samarrai. "Foi uma tentativa de assassinato."
Samarrai é o responsável pelo inexperiente grupo de atletas que participa dos Jogos de Atenas, no próximo mês, um enorme desafio para um país tomado pela violência.
"Este comitê olímpico é para todos os iraquianos. Não temos afiliação política ou sectária", disse Samarrai.
O Iraque enviará um pequeno grupo de atletas para Atenas, incluindo competidores no atletismo, sua equipe sub-23 de futebol e um campeão de tae-kwon-do.
Ataques iraquianos proeminentes são comuns, especialmente aqueles que aparentemente cooperam com os Estados Unidos.